domingo, 4 de março de 2012

Conversa sobre morte de heróis da Marvel e DC e decadência comercial deles perante os mangás


   Neste post do blog resolvi falar de um assunto que anda me incomodando muito ultimamente, que é o que as duas maiores empresas de comics do mundo, que são a Marvel e a DC, e o que elas com o intuito de realavancar as vendas vem tratando seus heróis como objetos de compra e venda, nada contra isso, afinal é assim que eles ganham seu dinheiro, mas mesmo assim eu como vários fãs nos sentimos ofendidos com a forma que eles fazem isso.
   O que mais me causou revolta nos últimos meses foram os “assassinatos” que as duas empresas tem infligido aos seus maiores heróis, e quando digo assassinato apesar das aspas que coloquei são assassinatos mesmo, pela Marvel tivemos a morte de um herói super popular, ainda mais após a popularização do filme do quarteto fantástico que foi o Tocha-Humana, mas a empresa tem planos de matar mais heróis no futuro pra realavancar suas vendas, e no caso da DC que julgo o mais extraordinariamente idiota de todos, foi a morte do Batman, que além de destruir sua própria cronologia, destrói com isso a cronologia de varias historias paralelas que tem forte ligação com ele, como é o caso do Asa Noturna, que é encarnado por Dick Greyson, o Robin, mas que depois da morte de Bruce Wayne acaba assumindo o capuz do morcego de Gotham.
   Tais “atrocidades” não foram realizadas pela primeira vez agora em nenhuma das duas empresas, sendo que a Marvel já havia matado vários personagens como o Hulk em 1992 e o caso mais marcante e conhecido que foi pela DC que é a morte do Superman, que no final não passava de um golpe de marketing muito bem montado, e que ajudou realmente a realavancar o azulão, mas que é algo já batido pra continuar sendo usado e testado cada vez mais com personagens diferentes, algo que acaba ficando massivo e batido.
   Não é de hoje que se sabe que com o advento de novas tecnologias, essas empresas de quadrinhos não faturam mais e nem tem a mesma tiragem que antigamente tinham, outro fator que acaba agravando muito é a falta de cronologia de mundos paralelos que existem principalmente na DC, que deixam vários leitores confusos com as próprias histórias, e depois de se não me engano, quatro tentativas de regular os heróis em um só mundo o ultimo deles a famosa Crise Infinita, e que mesmo após tantas tentativas de reestruturação das historias, acabo de receber noticias (ainda não confirmadas, qualquer noticia informarei aqui) de que varias series de mundos paralelos podem estar voltando, o que vai acabar deixando as séries ainda mais confusas.
   Outro fato que tem deixado muito fãs revoltados foram as reformulações de vestimentas na DC como o fato de o Superman começar a usar roupas mais comuns e parar com o manto azul e vermelho que o imortalizou, além de roupas que serão colocadas na Mulher-Maravilha pra deixa-la mais adequada a serie de televisão que será produzida, mesmo que ainda seja menor que a mudança do Clark, que realmente será chocante.
   Isso abre pauta de outro motivo que tem diminuído a venda de títulos de HQ’s americanos para o mundo além da tecnologia que os disponibiliza gratuitamente através de downloads, esse outro fator seria a popularização dos Mangás e Manhwás orientais, que tem como principal vantagem o fato de serem movidos por historias fechadas, com começo meio e fim, mesmo que dessas series ainda hajam algumas que insistam em resistir por anos como é o caso de Naruto,  Bleach e One Piece, mas que mesmo assim tem uma previsão de final que anda atraindo o grande publico já cansado de historias que vem se arrastando por anos e anos, deixando claro que sou contra o fim de historias desses heróis, mas que mesmo assim as vezes se tornam chatas, e acabam por fazer com que o grande publico jovem, ávido por novidades, acabe migrando para os mangás.
   Claro que este texto expressa somente minha opinião, e sei também que ele não vai mudar a ideias dos produtores das empresas responsáveis, mas espero ter conseguido demonstrar toda a minha indignação com essas mudanças não tão bem vindas assim por muitos fãs mais antigos dessas series.
   Até o próximo post e espero me tornar mais regular com eles.

5 comentários:

  1. Fica batido mesmo usar esse recurso. Eu pensava que as publicações de quadrinhos seguiam as histórias de forma menos inflexível; tipo, um herói morre depois de algumas publicações, dai termina uma série de histórias com aquele herói e começa outra, com novas publicações e com o herói vivo; tipo em desenho animado quando o personagem agarra uma dinamite que explode levando parte da cabeça dele e na cena seguinte ele tá inteiro novamente.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de HQs de heróis, mas há´alguns anos cansei dessa lenga-lenga de matar alguém pra revivê-lo 6 meses depois (as vezes menos que isso)

    Nem sei qual é a maior causa disso, mas um dos motivos, é que a cada novo escritor, o herói fica com a cronologia mais remexida e bagunçada, talvez porque eles tenham a pretensão de abalar o universo.

    Também não gostaria que as histórias deles fossem encerradas, mas nas circunstâncias atuais, teria sido melhor se tivessem tido um fim.

    Pra mim, a maior falta de respeito foi o que fizeram com o Aranha, simplesmente apagando 20 ano de cronologia. Li algumas histórias depois disso, até gostei, mas era necessário fazer uma palhaçada dessa?

    Se essas editoras não se reinventarem, daqui a uns anos só estarão lucrando com os filmes ( que normalmente são baseadas em sagas antigas, quando as histórias eram bem escritas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, na boa, concordo com o que vc disse, menos a parte em que encerra as series, mas acho que nem sempre os filmes são adaptações boas da coisa, tem alguns que de tão diferentes acabam por fazer com que os quadrinhos tenham de ser adaptados a eles posteriormente, ou seja, de qualquer forma, eles tem cada vez menos qualidade, e cada vez mais tem forçado a barra em histórias que se não tivessem sido forçadas ao limite como foram teriam tido mais chance de ainda estarem fazendo sucesso

      Excluir
  3. Estava voltando pra casa do trabalho quando achei um poster original da DC/abril da "morte do super-homem", com essa imagem do funeral acima - quer voce usou no post.

    Acabei pegando ne? Nunca se sabe...Sera que isso vale alguma coisa??? rs abc e obrigado.

    ResponderExcluir