domingo, 1 de janeiro de 2012

Postagem inicial - Conversa sobre ateismo


    Resolvi começar o blog, meio que pra ter alguém (leia-se) algo pra conversar, já que nem sempre tenho com quem faze-lo, já que as vezes tenho assuntos que outras pessoas não se interessam, então pensei que tal colocar minhas ideias em posts na internet, ai se alguém com ideias parecidas, por acaso encontrar o blog, esse alguém pode comentar minhas ideias comigo.
    Uma dessas ideias, não é bem uma ideia, é mais um comentário sobre escolhas que fiz, e a forma como pessoas que dizem ter feito as mesmas escolhas se portavam na hora de falar sobre elas.
    A escolha a que me refiro é o ateísmo, visto que levando em consideração a era um tanto quanto desenvolvida em que vivemos, deveria ser mais bem aceita do que é.
    Qual a vantagem de se dizer ateu, se você prega a destruição das religiões, e não um esclarecimento para as pessoas que as seguem.
    Sou meio antigo, não gosto de dizer para as pessoas pararem de acreditar em um deus, gosto de explicar os motivos que levaram a essa decisão, se isso leva ou não a um esclarecimento da pessoa ou uma “conversão” eu não me importo.
    Continuo tendo meus amigos, eles com sua religião e eu com a minha falta dela, sendo que isso nunca influenciou em nossa relação, pelo menos não até agora.
    A propósito, voltando ao assunto, andei seguindo uns posts de um grupo chamado ATEA – Associação de ateus e agnósticos, no começo algumas imagens me atraíram, mas recentemente acabei me decepcionando com uns posts que ao invés de tentar defender a sua escolha, estão mais é atacando as religiões, e com isso afetam ainda mais a falta de confiança que as pessoas têm com os que se declaram ateus.
    Acredito que o ser humano precisa de uma religião, ele tem que ter algo para acreditar, algo a que se agarrar, para que quando estiver em seu momento de desespero sinta que há algo para apoiá-lo, e não se sinta tão só.
    Eu só não acredito em nada do tipo, por que não consigo mesmo acreditar, se conseguisse adoraria acreditar em algo maior que tudo, não pensem que eu quero mudar cabeças com esse texto, muito menos mudar a forma como os responsáveis pelo ATEA mostram suas ideias, mas se algum deles ler este texto gostaria que repensassem a forma como mostram a religião para as pessoas e como mostram o ateísmo, e assim talvez consigamos mudar a cabeça das pessoas não com relação a religião, mas sim com relação a aceitação do ateísmo.

10 comentários:

  1. Oi Abel, gostei da sua proposta.

    Pessoalmente, eu não participo de nenhuma religião, e muito menos do ateísmo.

    Se há uma coisa na qual acredito é no respeito, educação e cuidado com o próximo, seja uma pessoa, um animal, qualquer parte da natureza ou fora dela.

    Religião é cutlura, e cultura é algo maravilhoso.

    Quando você diz que hoje vivemos em uma era desenvolvida você tá se referindo à liberdade de expressão, é claro.

    Temos que lutar sim pelo direito de sermos felizes como quisermos, sem atrapalhar a felicidade de ninguém.

    Abraços!!
    Cointinua com o blog,
    mais reflexões estão por vir!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Daniela, sim eu me referia à liberdade de expressão, agradeço o apoio à ideia do blog, agora quanto às postagens elas por enquanto não terão uma regularidade muito boa nesse inicio, mas pretendo manter ele o mais atualizado possivel.

    ResponderExcluir
  3. Abel, obrigado pelo elogio via twitter.

    Bom, sou cristão. Mas há ateus, que diferentes de você, gostam de ter algo para criticar, são apenas haters vestidos da capa da sensatez. Da mesma maneira que há religiosos, munidos dos artifícios arrebatadores da fé, para lucrar e ludibriar. Há ainda os ateus que só se dizem ateus porque acham cult se denominarem assim.

    Só não podemos ser reducionistas, estereotipar o teísta ou ateísta.

    Eu costumo dizer aos meus amigos ateus: "pensar e sentir não são ações excludentes." Eu senti Deus, o agir dEle. Se isto não tivesse acontecido, é bem provável que eu fosse mais um a duvidar de Deus.

    Ser cristão não me faz menos questionador.

    Aquele abraço, fique na paz.

    Keep blogging.
    Mais sucesso.
    TJ do loucosporvirtude | @loucos_virtude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço ao seu comentário, e digo que é bom saber que há sim pessoas que tem tolerancia e a mente mais aberta, mas que isso é só um passo inicial.
      Outra coisa, estou com um post quase pronto sobre webtiras e webcomics, e o seu estará entre os comentados.

      Excluir
  4. Rapaz, gostei da proposta que traz o seu blog e o nome o descreve bem.
    Só lhe aconselho tomar cuidado com os deslizes na pontução e no excesso de palavras, pois estes cansam o leitor.
    Mas é só uma observação, admiro bastante sua ideia com o blog e tal, uma parada autoral...

    E quanto ao ateísmo... Bem, leia bastante, tanto ateísmo quanto religião, esse tipo de escolha só faz sentido quando se tem o conhecimento sobre o que leva o sujeito a ser ateu ou religioso. Tolero a religião e tolero os ateus, a única coisa que me tira do sério, como você já citou, é esse desrespeito e essa intolerância de um com o outro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, já me desculpe pelos erros, mas é que estou digitando tudo em notepad, porque estou sem office no computador, e quanto a escrever com excesso de palavras, eu acho que é uma mania meio difícil de controlar, mas obrigado pelo comentário, e domingo terá uma nova postagem sobre webcomics e webtiras, esse sim será um pouco mais longo, mas espero que o assunto atraia mais um pouco

      Excluir
  5. Rapaz,o problema de ambas as partes (generalizando),tanto ateus quando religiosos,é tomar partes,lados e\ou levantar bandeiras...
    Por que assumir o ato de acreditar ou não? Simplesmente acredite,ou não!

    ResponderExcluir
  6. Quis dizer quanto ao invez de quando,rs. Enfim...
    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o que você quis dizer, pra que tentar "se mostrar", mas se não discutirmos o assunto agora que estamos em uma época mais "livre" para os pensamentos, ficaremos o resto de nossas vidas presos à isso, mas obrigado pelos comentários

      Excluir
  7. Você é um babaca Ateu é uma Ova você é um Atoa assim como todos esses que não acreditam no todo poderoso do universo!

    ResponderExcluir